top of page
Foto do escritorLuis Valini

EBIT X EBITDA

Atualizado: 4 de nov.


Ebit
Financial Report

EBIT

EBIT (Earnings before Interest and Taxes) ou LAJIR (Lucro antes dos Juros, Imposto de Renda e Contribuição Social) é um indicador de resultado encontrado na Demonstração de Resultado de uma Empresa conforme modelo abaixo: Ebit x Ebitda



dre


O EBIT expressa o resultado que a empresa obteve, após a dedução de abatimentos, custo dos produtos e serviços vendidos, despesas com vendas e administrativas desembolsáveis ou não. Equivale ao Lucro Operacional. O principal objetivo é avaliar qual o resultado a atividade principal da empresa deixa para seus acionista. Mede a capacidade operacional de geração de resultado de uma organização e também de gerenciamento de seus custos e despesas.

O EBIT em R$ da demonstração acima foi de R$ 259.750.

O EBIT percentual é calculado tomando-se como base a receita líquida de vendas:

ebit

Quanto maior for o EBIT percentual melhor será para a empresa. Quando o EBIT percentual melhora, por exemplo, saindo de 15% para 18% em um determinado período, esta melhora pode ser decorrente de alguns fatores como:

  • Aumenta da receita de vendas proveniente do aumento de itens comercializados no mercado;

  • Repasse de aumento de preços;

  • A empresa passar a comercializar um mix de produtos de maior valor agregado;

  • Redução dos custos dos produtos vendidos (Custos Variáveis);

  • Redução de custos fixos;

  • Melhoria de eficiência operacional das unidades produtivas;

  • Redução de despesas operacionais administrativas;

  • Redução de despesas comerciais fixas e variáveis.


Uma redução do EBIT, pode ser decorrente dos fatores anteriores expostos, mas com efeito negativo.

EBITDA

EBITDA (Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), ou LAJIDA (Lucro antes dos Juros, Imposto de Renda e Contribuição Social, Depreciação e Amortização). É uma métrica útil para entender a capacidade que uma empresa tem de gerar fluxo de caixa, e, para medir seu desempenho operacional, visto que, para seu cálculo desconsideramos despesas sem efeito financeiro como a Depreciação e Amortização. A vantagem de usar o EBITDA para avaliar o desempenho de uma empresa, é que ela é neutra em relação à sua estrutura de capital. Assim, não é afetada por decisões como como uma empresa financia seus passivos (capital de terceiros, patrimônio líquido, ou uma mistura de ambos). Além disso, também exclui despesas não-caixa como depreciação e amortização que são calculadas sobre seus ativos imobilizados e intangíveis.

A métrica EBITDA é comumente usada como proxy para o fluxo de caixa. Ela pode proporcionar aos Analistas Financeiros uma estimativa rápida do valor de uma empresa, quando, comparamos o seu EBITDA com o EBITDA de empresas comparáveis no mercado, e, que possuam índices de múltiplos de EBITDA já estabelecidos.

Além disso, quando uma empresa não está tendo lucro, os investidores podem recorrer à análise do EBITDA, para avaliar se, apesar da não lucratividade, sua geração de caixa é positiva. Muitas empresas de private equity usam essa métrica porque é muito boa para comparar empresas semelhantes no mesmo setor. Os empresários usam-na para comparar seu desempenho com seus concorrentes. O EBITDA percentual é calculado tomando-se como base a receita líquida de vendas:

ebitda

EBIT X EBITDA - Infográfico

Principais diferenças:


ebitda



505 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page