Como ser um CFO Estratégico
- Luis Valini Neto
- há 6 minutos
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Como ser um CFO Estratégico
Como CFO, sua agenda está repleta de reuniões, desde a definição de prioridades para sua equipe até o acompanhamento do processo de fechamento financeiro e a revisão dos relatórios contábeis. É muita coisa para gerenciar ao mesmo tempo, e encontrar tempo para pensar estrategicamente e inovar pode parecer quase impossível.
Você não está sozinho — a grande maioria dos CFO admitem que frequentemente se sentem sobrecarregados pela quantidade de decisões e escolhas que precisam tomar. Não é de se surpreender que o planejamento estratégico de longo prazo, às vezes, acabe sendo deixado de lado.
Mas aqui está a questão: essas tarefas estratégicas são tão importantes quanto as operações do dia a dia, e, encontrar um equilíbrio entre as duas é fundamental para que você seja realmente eficaz em seu papel. Como ser um CFO estratégico
Então, como fazer isso acontecer?
Comece reservando intencionalmente um tempo para analisar o desempenho do negócio, os processos internos e o que está acontecendo fora da empresa e reflita sobre oportunidades de crescimento e ganho de eficiência.
Ao adotar essa prática, você se tornará um líder mais estratégico, capaz de:
Enxergar além da rotina operacional e antecipar tendências futuras;
Compreender o que está acontecendo no setor e como isso pode impactar o seu negócio;
Identificar oportunidades de inovação que melhorem os processos existentes;
Antecipar e enfrentar possíveis problemas que possam afetar o crescimento da empresa;
Capacitar e transformar sua equipe financeira em parceira estratégica de outros departamentos, como RH, TI, Vendas e Operações;
A seguir, vamos abordar como fazer a transição para se tornar um CFO mais estratégico, que fornece o nível de insight que sua equipe e toda a empresa precisam.
O que significa ser um CFO estratégico?
Um CFO estratégico desempenha um papel muito ativo na definição dos rumos do negócio e nas ações mais críticas que as equipes precisam tomar para aumentar a eficiência, produtividade, lucratividade e crescimento.
O papel do CFO e o escopo de suas responsabilidades se expandiram significativamente nos últimos anos. Até pouco tempo, CFOs e equipes financeiras eram vistos principalmente como "pagadoras de contas".
Hoje, no entanto, não se espera mais que as equipes financeiras fiquem em silêncio em um canto. Pelo contrário — elas estão na linha de frente do negócio, ajudando a organização a avançar.
Os CFOs, por sua vez, agora supervisionam desde tarefas tradicionais como gestão de riscos, estratégia corporativa e conformidade regulatória até funções estratégicas mais modernas, como automação de processos empresariais, computação em nuvem, visualização de dados e análises avançadas.
Qual é a diferença entre um CFO estratégico e um CFO operacional?
Enquanto um CFO operacional foca principalmente em garantir a exatidão dos números e em entregá-los dentro do prazo, o CFO estratégico oferece uma visão estratégica que influencia decisões em toda a empresa, atuando em pé de igualdade com os demais executivos do C-level.
O CFO operacional concentra-se nas tarefas financeiras imediatas, como gestão de fluxo de caixa, elaboração de orçamentos e previsões. Ele responde a problemas conforme eles surgem e assegura o bom funcionamento do dia a dia do departamento financeiro.
No entanto, esse foco nas necessidades imediatas pode levar a um ciclo de resolução de problemas de curto prazo, em que a equipe passa continuamente de um ciclo de forecast para o próximo, sem ter a oportunidade de parar e refletir sobre metas estratégicas e de longo prazo.
Como resultado, a equipe financeira pode acabar presa em um modo reativo, lidando com os problemas à medida que surgem, em vez de moldar proativamente a estratégia financeira futura da empresa.
Já o CFO estratégico adota uma visão mais ampla sobre a saúde financeira e o futuro da organização. Em vez de apenas reagir a problemas imediatos, ele foca na construção de sistemas e processos capazes de resolver problemas recorrentes e prevenir novos desafios.
Isso envolve parar para:
Reavaliar as abordagens atuais a fim de identificar problemas;
Desenvolver estratégias voltadas para o futuro que estejam alinhadas com os objetivos de longo prazo da empresa;
Ao adotar essa mentalidade proativa, o CFO estratégico impulsiona avanços significativos dentro da organização, garantindo que a área financeira apoie e contribua ativamente para moldar o futuro da empresa.
Essa abordagem estratégica permite encontrar o equilíbrio ideal entre as necessidades de curto prazo e a visão de longo prazo. Além disso, possibilita avaliar se a empresa está operando da forma mais eficaz ou inovando e avançando em sua trajetória.
CFOs estratégicos também minimizam sua lista interminável de projetos criando um backlog para tudo o que não é prioridade imediata; eles mantêm o foco utilizando um lembrete visual do que está sendo trabalhado no momento, quais são as prioridades e o que está na fila para ser feito em seguida. Além disso, concluem as tarefas em andamento antes de partir para a próxima.
Como um CFO influencia decisões estratégicas?
A área financeira ocupa uma posição interessante dentro da empresa. A equipe precisa otimizar o funcionamento de suas próprias funções, ajudar o negócio como um todo a melhorar suas operações e acompanhar o desempenho para identificar onde a empresa deve investir.
E é o CFO quem lidera esses esforços, utilizando sua expertise financeira e visão de negócios para moldar a direção estratégica e o futuro financeiro da organização.
Veja como os CFOs influenciam as decisões estratégicas da empresa para impulsionar o crescimento e a lucratividade:
Fornecendo conhecimento financeiro para definir a visão de longo prazo e os objetivos estratégicos da empresa;
Colaborando com os demais executivos para alinhar os planos financeiros aos objetivos estratégicos;
Medindo e avaliando o desempenho em relação a esses planos, oferecendo insights valiosos;
Garantindo que os recursos estejam alocados adequadamente para apoiar iniciativas estratégicas e maximizar os retornos;
Identificando e desenvolvendo estratégias para aproveitar oportunidades e mitigar riscos;
Comunicando o desempenho financeiro e os planos estratégicos da empresa a stakeholders como o Conselho de Administração;
Otimizando as operações do negócio como um todo, promovendo desempenho e melhoria contínua.
Como maximizar sua participação no Planejamento Estratégico como CFO
Estar ativamente envolvido no planejamento estratégico do negócio permite que você influencie diretamente os rumos da empresa e posicione todo o departamento financeiro como um parceiro estratégico para as demais áreas da organização.
A seguir, veja maneiras de maximizar sua participação no planejamento estratégico da empresa como CFO:
1. Torne-se um especialista interno e setorial
Conhecer os detalhes das operações internas da sua empresa ajuda você a:
Tomar decisões financeiras embasadas e alinhadas aos objetivos do negócio;
Identificar problemas financeiros potenciais antes que se tornem críticos (por exemplo, como CFO de uma indústria, identificar ineficiências no processo produtivo pode evitar estouros de orçamento);
Alocar recursos nas áreas que têm maior impacto sobre os objetivos da empresa;
Construir confiança com os líderes dos departamentos — eles passarão a enxergar você como um parceiro que entende suas necessidades e desafios.
Algumas das melhores formas de se tornar um especialista interno e setorial incluem:
Reservar tempo para acompanhar diferentes equipes da empresa, como operações e vendas, a fim de entender seus fluxos de trabalho, desafios e principais indicadores de desempenho (KPIs);
Participar ocasionalmente de reuniões e sessões estratégicas de outras áreas, para manter-se informado sobre projetos em andamento, questões atuais e planos futuros;
Analisar regularmente relatórios internos como demonstrações financeiras, métricas operacionais e relatórios de desempenho para avaliar a saúde financeira da empresa;
Ouvir podcasts voltados para CFOs e ler revistas, newsletters e publicações do setor para se manter atualizado sobre tendências, inovações e mudanças regulatórias.
2.Treine sua equipe para ser parceira estratégica de outros departamentos
Nada do que fazemos na área financeira impacta apenas o mundo das finanças. Por exemplo, na área de folha de pagamento, é fundamental conhecer profundamente os processos de RH e entender as tendências que influenciam essa função. Da mesma forma, devemos compartilhar com eles a nossa visão, para garantir o alinhamento e, juntos, criar a melhor experiência para os colaboradores e formas mais eficientes de trabalhar em conjunto.
Quando sua equipe financeira compreende o contexto mais amplo por trás dos relatórios que elabora, ela consegue oferecer insights mais valiosos e apoiar melhor os demais departamentos. Isso ajuda a construir confiança e credibilidade, mostrando que a área financeira é uma parceira estratégica que contribui para o sucesso da empresa como um todo — e não apenas uma guardiã dos gastos.
Tornar-se um parceiro de negócios eficaz exige muita escuta ativa e aprendizado.
Para alcançar isso, comece com uma avaliação honesta da sua equipe. Quais habilidades comportamentais (soft skills) eles já demonstram ou têm potencial para desenvolver? Se eles ainda não estiverem demonstrando essas características, isso é algo que você precisará abordar. Você pode desenvolver essas habilidades na equipe e ajudá-los a crescer ao se fazer presente e demonstrar, com seu próprio comportamento, aquilo que espera ver neles.
Você também pode olhar para o restante da empresa e convidar especialistas de outras equipes para ensinar a sua, preenchendo lacunas de habilidades que possam existir. Por exemplo, se você tiver um gerente de projetos eficaz na organização, pode pedir que ele ensine esse tema à sua equipe — afinal, essa é uma habilidade essencial que costuma ser negligenciada na área financeira.
O trabalho de parceria entre áreas pode ser extremamente recompensador. Ensinar sua equipe como e quando se posicionar e como colaborar com diferentes departamentos, mesmo em áreas nas quais eles talvez não tenham experiência, pode:
Gerar resultados significativamente melhores;
Representar uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento;
Aproximá-los de um nível muito mais elevado de realização e satisfação em suas funções.
3. Colabore com Outros Departamentos
A colaboração entre áreas (cross-functional collaboration) permite compreender profundamente as necessidades, desafios e oportunidades de diferentes departamentos, indo além da perspectiva puramente financeira. Esses times também podem compartilhar ideias e insights valiosos, resultando muitas vezes em soluções criativas e inovações relevantes.
Para construir um relacionamento forte com outras equipes, você deve:
Agendar reuniões regulares com os líderes de departamento para discutir projetos em andamento, desafios e oportunidades;
Garantir que todos os departamentos compreendam e estejam alinhados com a visão estratégica e os objetivos da empresa;
Desenvolver métricas de desempenho compartilhadas que reflitam as contribuições de diferentes áreas para as metas comuns;
Implementar sistemas que facilitem o compartilhamento de informações entre departamentos, como softwares de FP&A em nuvem, que permitem até mesmo a usuários não técnicos acessarem relatórios e insights;
Oferecer oportunidades de capacitação cruzada (cross-training) para que os colaboradores compreendam os papéis e responsabilidades de outras áreas da empresa.
4. Invista na tecnologia certa
Temos que estar atentos para novas tecnologias para a área financeira, para que consigamos atingir melhores resultados, simplificação de trabalhos, melhora na capacidade analítica e de tomada de decisão. Dentre as tecnologias possíveis temos:
Visualização de dados e Business Intelligence (BI);
Automação de fluxos de trabalho e Inteligência Artificial (IA);
Softwares de FP&A e CPM;
Softwares de Planejamento Estratégico- como Scorplan.
Essas tecnologias estão ajudando as empresas a ganharem agilidade, eliminando tarefas táticas e fornecendo os insights necessários para decisões baseadas em dados. Assim, você passa menos tempo criando relatórios e mais tempo analisando os dados junto a outros executivos transformando insights em recomendações, planos e ações concretas.
Atualmente, as equipes financeiras podem usar ferramentas de FP&A com IA integrada para tarefas rotineiras, como:
Identificação de padrões e tendências em grandes volumes de dados;
Previsão de vendas futuras com maior precisão.
Empresas que utilizam estas ferramentas relatam uma redução de 20% no erro total de suas projeções.
Precisamos fortalecer a confiança em torno da produtividade da IA, fazendo isso de forma responsável e segura para os nossos negócios. Existem diversos casos de uso para a inteligência artificial, incluindo:
Modelagem financeira
Projeção de receitas
Planejamento de cenários
Essas aplicações permitem que você dedique mais tempo às tarefas estratégicas.
Em resumo? Invista em ferramentas de FP&A com recursos de IA, pois elas podem automatizar e otimizar tarefas que normalmente exigiriam grande esforço manual e tempo. Assim, você ganha mais espaço para se concentrar em iniciativas estratégicas de alto impacto e atuar lado a lado com outros departamentos para impulsionar o sucesso da empresa no longo prazo.
CFOs Estratégicos constroem uma cultura de melhoria contínua
Os líderes financeiros mais bem-sucedidos entendem que seu papel vai além de simplesmente gerenciar os números — trata-se de usar os insights financeiros para influenciar a direção estratégica da empresa. Quando você foca demais nas tarefas do dia a dia, corre o risco de perder de vista o panorama mais amplo — ou seja, como as finanças podem impulsionar a inovação, apoiar o planejamento de longo prazo e contribuir para a diferenciação competitiva.
Os CFOs estratégicos reavaliam constantemente quais atividades têm maior impacto no negócio e quais não têm. Ao rebaixar a prioridade de tarefas rotineiras e automatizá-las, você consegue alocar os recursos de forma mais estratégica, permitindo que sua equipe financeira se concentre em iniciativas alinhadas aos objetivos mais amplos da empresa — e liberando sua própria agenda para atuar em projetos estratégicos de alto impacto.
Essa mudança de foco é essencial para a saúde financeira e geral da empresa, especialmente em um ambiente cada vez mais dinâmico, influenciado por:
Avanços tecnológicos
Mudanças regulatórias
Oscilações econômicas
Construir uma cultura de melhoria contínua significa estar sempre revisando, adaptando e inovando — e o CFO estratégico está no centro dessa transformação.
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Luis Valini Neto
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