top of page

Mentalidade Base Zero ZBM (Zero Based Mindset)

Atualizado: 11 de jun. de 2023


Zero Based Mindset
Zero Based Mindset

 

Em um mundo de constantes mudanças e disrupções, as empresas precisam rever as suas estratégias e modelos operacionais para se manterem à frente da concorrência. As abordagens tradicionais para a gestão de custos, como benchmarking e cortes incrementais, não são mais suficientes para alcançar o crescimento com lucratividade sustentável. Dessa forma, as companhias devem adotar a filosofia "base zero (MBZ)", que significa começar do zero e estabelecer quais devem ser seus custos, de acordo com os resultados que desejam.


As organizações devem planejar que o núcleo da cultura de base zero é difícil de ser quebrado por muitas pessoas. A ideia de estar completamente aberto a rever orçamentos, modelos de negócios e processos já em andamento é inquietante para as pessoas habituadas a proteger-se. escondendo em seus departamentos e em rubricas orçamentais que ninguém examina. Revelar esses hábitos, e depois comprometer-se com metas agressivas de custos e valores, pode parecer assustador no início.


ZBM (Zero Based Mindset) não se limita a cortar custos, mas também a transformar custos de forma holística e estratégica. Envolve a reinterpretação de todos os aspectos do negócio, desde a estrutura da organização e alocação de talentos até a proposta de valor do cliente e a visibilidade dos gastos. O ZBM auxilia as companhias a alinharem os seus recursos com suas metas, investir em áreas que estimulam o crescimento e a inovação e criar uma cultura de melhoria contínua e responsabilidade.


O ZBM desafia a ambição estratégica, as escolhas e as capacidades distintas de uma companhia sem os preconceitos do passado. Pense nisso como um ponto inicial na definição do que uma companhia vai e não vai fazer daqui para frente, bem como no que fará de forma diferente. Manter-se relevante significa desenvolver uma estratégia de crescimento e realinhar-se rapidamente para uma organização mais ágil e eficiente.


O ZBM consiste em quatro elementos chaves:


Organização Base Zero (ZBO) (Zero Based Organization) - ZBO permite que as empresas reprojetem a organização a partir de uma folha em branco, transferindo seus talentos para trabalhos alinhados às suas capacidades, transformando o modelo operacional atual, e focando nos resultados necessários para o crescimento a longo prazo. A ZBO exige que as organizações abandonem mentalidades tradicionais de trabalho, e pensem em novas maneiras de se fazer os mesmos processos ou até criar novos, se necessário. O ZBO também aproveita um ecossistema fluido de trabalho humano fixo e variável, robôs, agentes virtuais e cognitivos, talent crowdsourcing, clientes e fornecedores.


Análise de Resultado de Clientes-base zero (ZBCE) (Zero Based Costumer Economics): O ZBCE auxilia as companhias a identificarem os seus produtos, serviços, canais e clientes mais estratégicos e rentáveis, otimizar a sua cadeia de valor, e, permitindo que as empresas apresentem experiências superiores aos seus clientes, aumento da lealdade, a retenção, e ainda proporcionando novas oportunidades de mercado.


Gastos base zero (ZBS) (Zero Based Spend): ZBS dá às empresas visibilidade forense em cada item de despesa, e ajuda-as a eliminar desperdícios e ineficiência. O ZBS liberta recursos que podem ser destinados à novas iniciativas de crescimento. O ZBS também fomenta uma cultura de consciência de custos e olhar de dono para toda a equipe.


Cadeia de suprimentos base zero (ZBSC) (Zero Based Supply Chain): O ZBSC auxilia as companhias a otimizarem as suas operações de cadeia de suprimentos de ponta a ponta, ou seja, da aquisição e fornecimento até a fabricação e distribuição. O ZBSC permite que as empresas reduzam custos, melhorem a qualidade, aumentem a agilidade e mitiguem seus riscos.


O ZBx não é um exercício único ou uma solução rápida. Essa é uma nova forma de pensar e trabalhar, que requer o empenho da liderança de topo e o envolvimento de todos os níveis da organização. ZBx pode ajudar as companhias a alcançarem resultados transformadores que vão muito além da redução de custos. As companhias que adotam o ZBM podem esperar um aumento médio de 5% nas receitas, 10% no crescimento do EBITDA, 15% no lucro líquido e 65% nos retornos totais aos acionistas.


Se quiser saber mais sobre como a ZBx pode ajudar o seu negócio a prosperar na era digital, contate-nos através do telefone (11) 93011-1501 ou através do e-mail comercial@valini.com.br


Luis Valini




Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page