• Luis Valini

Você conhece a Cadeia de Valor de sua Organização?

Atualizado: Abr 13



Uma poderosa ferramenta de gestão para melhorar o desempenho estratégico e operacional de sua empresa.


O que é?


Cadeia de Valor é uma sequência de atividades de negócio pela qual, na perspectiva do usuário final, o valor é adicionado aos (ou custos incorridos pelos) produtos ou serviços produzidos por uma entidade. É um processo em que uma empresa identifica suas atividades primárias e de suporte que agregam valor ao seu produto final e, em seguida, analisa as atividades secundárias ou de suporte com o objetivo de reduzir custos aumentando sua diferenciação e margem.


A cadeia de valor representa as atividades internas em que uma empresa se envolve ao transformar insumos em produtos ou serviços finais.


Apesar de ser utilizada mais em análises estratégicas e definição de planejamentos estratégicos, pode ser uma poderosa ferramenta gestão para processos de redução de custos, e gestão orçamentária, pois, ao conhecermos as atividades que realmente geram resultados à nossa organização, podemos agir de forma corretiva e preventiva na melhoria de nosso desempenho operacional e consequentemente reduzindo custos e alocando melhor os resultados alcançados.


Exemplo do processo de análise da cadeia de valor:


A Análise da Cadeia de Valor baseia-se no princípio de que as organizações existem para criar valor para seus clientes. Na análise, as atividades da organização são divididas em conjuntos separados de atividades que agregam valor das destinadas a dar suporte à organização. Desta forma a organização pode avaliar com mais eficácia suas capacidades internas, identificando e examinando cada uma dessas atividades.

Cada atividade de valor agregado é considerada uma fonte potencial de vantagem competitiva.

Existem duas abordagens diferentes sobre como realizar a análise, que dependem do tipo de vantagem competitiva que uma empresa deseja criar (vantagem de custo ou diferenciação).


As três etapas para realizar uma Análise da Cadeia de Valor são:


  1. Separe as operações da organização em atividades primárias e de secundárias. As atividades primárias são aquelas que criam fisicamente um produto ou serviço, além de comercializá-lo, entrega-lo e fornecer suporte pós-venda. As atividades de suporte são aquelas que facilitam as atividades primárias, por exemplo, RH.

  2. Aloque os custos das atividades primárias e secundárias. As informações dos custos das atividades fornecem aos gerentes informações valiosas sobre os recursos internos de uma organização.

  3. Identifique as atividades críticas para a satisfação do cliente e sucesso da empresa no mercado. Existem três considerações importantes na avaliação do papel de cada atividade na cadeia de valor:

  • Missão da empresa, influenciando a escolha das atividades que são desenvolvidas;

  • Tipo de indústria, que influencia a importância relativa das atividades. A cadeia de valor para uma indústria de serviços, por exemplo, será muito diferente daquela de uma indústria de manufatura;

  • O sistema de valor, incluindo as cadeias de valor dos parceiros de uma organização no desenvolvimento e fornecimento de produtos para os clientes finais.

4. Quais benefícios a Análise da Cadeia de Valor oferece?

Ao analisar a Cadeia de Valor de sua organização, você poderá entender melhor quais são os principais processos que realmente agregam valor aos seus produtos e clientes finais, e assim, potencializa-los a fim de melhorar sua vantagem competitiva. Também terá como identificar as atividades secundárias que, muitas vezes, são obrigatórias, mas geram pouco ou quase nenhum valor para seus clientes. As atividades secundárias devem ser constantemente revistas, reduzidas ou otimizadas, e, os ganhos obtidos, aplicados àquelas que realmente trazem a diferenciação e lucratividade para a empresa.


Perguntas a serem consideradas ao implementar a análise da cadeia de valor:

  • Podemos identificar nossas áreas de atividade com facilidade?

  • Podemos identificar os custos e benefícios de cada atividade com facilidade?

  • Como vamos transformar essa análise em vantagem competitiva?


Se você tem interesse por este tema ou quer saber como implantar esta cultura na sua empresa, fale conosco!


0 visualização

Matriz - São Paulo  - SP

Av. Paulista, 2073 - Horsa II - 17° andar - Cj. 1702  São Paulo - SP

comercial@valini.com.br | (11) 3373-7501

Whatsapp comercial (11)930111501

Filial - Ribeirão Preto - SP

Filial: Rua José Bianchi, 555, conj. 2104 - Ribeirão Preto – SP comercial@valini.com.br  |   (16) 4141-3091

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 - Valini Consulting