top of page

Como melhorar seu controle empresarial


Controle Empresarial
Controle Empresarial

 

Como melhorar seu controle empresarial

O controle empresarial é a habilidade de gerenciar e monitorar o desempenho de uma organização em relação às suas metas e objetivos. O controle empresarial auxilia na garantia de que a empresa esteja operando de maneira eficiente e ética, e seja capaz de se adaptar às circunstâncias e oportunidades em constante mudança.


Aprimorar o controle empresarial pode trazer diversos benefícios, tais como:

- Aumento da lucratividade e do crescimento

- Redução de custos e riscos

- Aumento da satisfação e da fidelidade do cliente

- Maior envolvimento e produtividade dos funcionários

- Fortalecimento da reputação e da confiança


Contudo, não é simples manter o controle dos negócios, uma vez que requer uma visão clara, um sistema de governança forte, um controle interno robusto e uma cultura de melhoria contínua.


Aqui estão algumas etapas para melhorar o controle dos seus negócios:


1. Determine a sua visão e estratégia. A sua visão é a aspiração de longo prazo para sua organização, e sua estratégia é o plano para atingir essa meta. Tenha uma visão e uma estratégia claras para alinhar as suas ações, recursos e decisões com os objetivos desejados. Além disso, a visão e as estratégias definidas o auxiliarão a comunicar o seu objetivo e orientação a todos os públicos envolvidos no negócio, tais como clientes, funcionários, investidores, órgãos reguladores e a sociedade.


2. Estabeleça seu sistema de governança. Seu sistema de governança é o conjunto de funções, responsabilidades, políticas, procedimentos e práticas que definem como sua organização é dirigida e controlada. Ele inclui o corpo diretivo (como o conselho de administração ou o comitê de gestão), a equipe de gestão e os auditores internos e externos. Seu sistema de governança deve garantir que a organização cumpra as leis e os regulamentos relevantes, siga os padrões éticos e atenda às expectativas das partes interessadas.


3. Implemente seu sistema de controle interno. Seu sistema de controle interno é o processo pelo qual você gerencia e mitiga os riscos que podem afetar a realização de seus objetivos. Ele consiste em cinco componentes: ambiente de controle, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento. Seu sistema de controle interno deve ser projetado de acordo com a natureza, o tamanho, a complexidade e o perfil de risco de sua organização. Ele também deve ser integrado ao seu sistema de governança e alinhado à sua visão e estratégia.


4. Monitore e avalie seu desempenho. Você deve monitorar e acompanhar o seu desempenho em relação aos seus objetivos constantemente, usando indicadores de desempenho relevantes. Também deve avaliar a eficácia do sistema de governança e controle interno, usando auditorias internas, auditorias externas ou outros métodos de garantia. Os resultados do monitoramento e da avaliação permitem identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças à sua organização.


5. Aprenda e melhore sempre. Você deve incentivar a cultura de aprendizado e aperfeiçoamento em sua organização, incentivando o feedback, a inovação, a colaboração e a solução de problemas. Além disso, você deve buscar as melhores práticas e referências de outras organizações do seu setor ou indústria, ou de outras fontes de conhecimento e inspiração. Aproveite as lições adquiridas com a sua experiência e com a experiência de outros para aprimorar a sua visão, estratégia, sistema de governança, controle interno e desempenho.


Luis Valini

11 93011-1501

luis@valini.com.br


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page