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Como embutir o custo de inadimplência na Formação do Preço de Venda

Foto do escritor: Luis ValiniLuis Valini
Inadimplência

 

Formação do Preço de Venda

A inadimplência é um desafio recorrente entre as empresas que trabalham com vendas a prazo. A inclusão do custo da inadimplência no preço de venda é importante para assegurar que o negócio permaneça lucrativo e minimize o impacto financeiro de clientes que não honram seus compromissos. Em seguida, apresentarei um guia detalhado para embutir este custo de forma estratégica. Formação do Preço de Venda

O que é Inadimplência?

"Inadimplência" é um termo empregado para descrever a situação em que uma pessoa ou organização não cumpre suas obrigações financeiras, como o não pagamento de uma dívida, título ou duplicata dentro do prazo estabelecido.


Entendendo o custo da Inadimplência

O custo da inadimplência diz respeito às perdas financeiras que surgem de vendas ou direitos a receber que não foram pagos. Esse custo pode ser dividido em:

  • Inadimplência direta: Valores não recebidos por falta de pagamento;

  • Inadimplência indireta: Custos relacionados à cobrança, como honorários advocatícios, taxas de protesto e horas de trabalho da equipe.

Para diminuir as chances de perdas futuras, os departamentos de crédito e cobrança devem desenvolver processos rigorosos para estabelecer limites de crédito adequados. A avaliação da capacidade de pagamento de clientes estratégicos (Clientes com elevado limite de crédito concedido) é essencial para evitar perdas, e se houver inadimplência, o departamento de cobrança deve agir rapidamente para tentar recuperar os valores atrasados.

O ideal seria que o custo da inadimplência não fizesse parte do processo de precificação de produtos, pois, bons clientes não deveriam arcar com a ineficiência da empresa ou do mercado. Mas, como é praticamente impossível ter inadimplência zero, podemos alocar este índice para diminuir as perdas futuras.


Importância de considerar a inadimplência no preço

Não incluir o custo da inadimplência no preço pode causar:

  • Redução da margem de lucro.

  • Problemas para manter a saúde financeira da empresa.

  • Impacto na precificação de produtos ou serviços no longo prazo.

Ao adicionar esse custo, a empresa protege a rentabilidade, distribuindo os riscos de inadimplência entre todos os clientes.


Etapas para embutir o custo de inadimplência no preço

Calculando o índice de inadimplência

A fórmula para determinar o índice médio de inadimplência de uma empresa é a seguinte:

Cálculo da inadimplência

Se uma empresa teve um total de inadimplentes no valor de R$ 150.000 e o valor vendido em um determinado mês foi R$4.500.000 temos:

exemplo

Caso prático

Em 31 de dezembro de 2024, a Indústria Tenaz Ltda. tinha um capital empregado (investimento operacional) de R$ 6.000.000.

O retorno exigido sobre este capital empregado para 2025 é de: 20%.

A empresa produz apenas um produto, o que não afeta a qualidade da análise a seguir.

Os números previstos no orçamento para 2025 são os seguintes:

  • Quantidade de caixas vendidas: 2.989 cx

  • Impostos sobre vendas médio: 21,25%

  • Custo variável unitário: R$ 1.400

  • Estima-se que cerca de 40% das vendas serão realizadas à vista 1.196 caixas ao preço de R$ R$ 2.350, e 60%, 1.793 caixas, com prazo de vendas de 30 dias ao preço de R$ 2.600;

  • Isto significa que da contribuição marginal total estimada de R$ 1.700.015, R$ 539.048 serão obtidas pelas vendas à vista e outros R$ 1.160.968 pelas vendas a prazo;

  • Gastos fixos: R$ 500.000;

  • A diferença de preço entre os dois preços de venda equivale ao custo financeiro de se vender a prazo;

  • A empresa nunca havia atribuído o custo de sua inadimplência ao seu preço de venda;

  • Os padrões históricos apontam uma taxa de inadimplência de 6% das vendas a prazo.

Margem de Contribuição

Levando em conta que a clientela da venda a prazo permanecerá a mesma, supomos que, das 1793 unidades previstas para venda em 2025, 1.685 serão recebidas e 108 unidades não.

Portanto, nas 1.685 unidades vendidas e recebidas, a empresa receberá a contribuição marginal unitária de R$648 (24,9%). Nas outras 108 unidades vendidas e não recebidas, a empresa perderá:

  • Margem de contribuição unitária: R$ 69.984,00 = R$ 648,00 x 108

  • Custo variável: R$ 151.200 = R$ 1.400,00 x 108

  • Impostos sobre vendas: R$ 990.633 / 1.793 = R$ 552,50 por un X 108 = R$ 59.670,00

  • Perda total: R$ 151.200 + 59.670 = R$ 210.870.

Neste caso podemos fazer a seguinte afirmação:

  • Considerando uma taxa de inadimplência de 6%, a contribuição marginal unitária na venda a prazo para manter o mesmo valor total de R$ 1.160.968 de margem contribuição total, acrescido da perda nos gastos variáveis de R$ 210.870 pelas 108 unidades vendidas e não recebidas será de: (total de R$ 1.371.838).

É necessário resolver a equação abaixo, na qual X é a nova contribuição marginal dos produtos vendidos a prazo.

X 1685 = R$1.371.838

X = R$ 1.371.838/1.685

X = R$ 691,10

Resumidamente, nas vendas à vista, a contribuição média unitária obtida é de R$ 451,00. Nas vendas a prazo será de $691,10.

Qual será o novo valor a prazo, então?

PVaP = Preço de venda a prazo

MCU = Nova margem de contribuição unitária

CV = Gasto Variável

I = Impostos

Fórmula = PVaP = MCU + CV + IxPVaP

Calculando:

PVaP = R$ 691,10 + R$ 1.400 + 0,2125 x PVaP

PVaP = 0,2125 x PVaP = R$ 691,10 + R$ 1.400

0,7875PVaP = R$ 691,10 + R$ 1.400

0,7875PVaP = R$ 2.091,10

PVaP = R$ 2.091,10 / 0,7875

PVaP = 2.655,37

Checando:

Preço de Venda

2.655,37

Impostos

R$ 564,27

Gastos Variáveis

R$ 1.400

Margem de contribuição

R$ 691,10

Logo o novo preço a prazo considerando o custo de inadimplência será de R$ 2.655,37


Este texto é destinado a todos aqueles que vendem a prazo e desejam saber qual o procedimento para incluir no preço o custo da inadimplência estimada mais o custo do capital (taxa de juros)


Considerações

Faça uma Análise por Segmentos

Se sua empresa trabalha com diversos tipos de clientes ou produtos, analise o índice de inadimplência em cada segmento. Os clientes ou produtos com maior risco de inadimplência devem ter este custo embutido de forma proporcional.

Monitore e Atualize Regularmente

A inadimplência pode variar ao longo do tempo devido a fatores como alterações econômicas, políticas de crédito ou perfis de clientes. Avalie regularmente o índice de inadimplência.


Práticas para Minimizar a Inadimplência

Além de embutir o custo, considere estratégias para reduzir a inadimplência:

  • Estabeleça políticas de crédito claras;

  • Aprimore sua análise de crédito e cadastro dos clientes. Seja rigoroso;

  • Se o cliente já estiver inadimplente, analise o caso, e, se verificar que é um problema momentâneo do cliente, ofereça a ele boas condições para liquidar sua dívida;

  • Estimule pagamentos antecipados;

  • Monitore rigorosamente suas contas a receber. Ao menor sinal de problemas com inadimplência, haja rápido. Geralmente quem cobra primeiro sempre terá melhores condições de probabilidade de recebimento;

  • Estabeleça comunicação proativa. Lembre os clientes dos seus compromissos financeiros por meio de mensagens automáticas ou de um contato direto;

  • Treine sua equipe de crédito e cobrança. Profissionais qualificados geralmente dão mais resultados em suas atividades;

  • Automatize seu processo de cobrança. Utiliza meios digitais para auxiliá-lo no processo de cobrança;

  • Cultive um relacionamento próximo de seus clientes. Ser próximo de clientes pode facilitar em muito o processo de recuperação de perdas;

  • Monitore o ambiente econômico. Ao sinal de deterioração da economia, reveja suas políticas de crédito e até os limites concedidos aos cliente;


Benefícios de Incorporar o Custo de Inadimplência

  • Garantia de rentabilidade mesmo em cenários adversos.

  • Competitividade no mercado com preços adequados.

  • Maior previsibilidade financeira.


Conclusão

Incorporar o custo de inadimplência no preço de venda é uma prática essencial para empresas que oferecem vendas a prazo. Esse processo requer uma análise constante e ajustes estratégicos para assegurar que o impacto da inadimplência seja distribuído entre os clientes de forma justa, protegendo a rentabilidade do negócio. Adotar essa abordagem, aliada a estratégias para diminuir a inadimplência, garante uma operação financeira sustentável e lucrativa.


Faqs

  • Qual o impacto da não inclusão do custo de inadimplência no preço?

  • Como calcular o índice de inadimplência da minha empresa?

  • É necessário ajustar o preço de todos os produtos ou apenas os vendidos a prazo?

  • Qual é a maneira de equilibrar competitividade e prevenção contra a inadimplência?


Pontos Relevantes

  • O índice de inadimplência deve ser apurado com frequência.

  • O custo deve ser ajustado de acordo com o risco apresentado.

  • A precificação deve considerar margem de lucro e competitividade.

  • A utilização de estratégias para diminuir a inadimplência é complementar.

  • O acompanhamento constante é crucial para ajustes precisos.

Luís Valini

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