Treinamento - OBZ - Orçamento Base Zero

Conceito:

O “Zero Base Budgeting” (ZBB) ou Orçamento Base Zero (OBZ) é um instrumento de identificação e avaliação das atividades da empresa colaborando com a administração no processo de tomada de decisão orçamentária.
Através do OBZ a empresa não procederá apenas uma projeção orçamentária adicionada às taxas de crescimentos, muitas vezes definidas de forma aleatória. Neste processo, as verbas consideradas significativas, deverão ser objeto de uma análise detalhada caso em que deverão ser integralmente justificadas.
A ferramenta propõe uma análise minuciosa das prioridades estratégicas do negócio e focar os recursos realmente necessários para realização das mesmas. Através da aplicação deste conceito as empresas terão a oportunidade de identificar oportunidades de melhorar os seus resultados através de processos de redução de custos além de promover um maior nível de eficiência em suas operações.

 

Objetivo:

O treinamento visa demonstrar o modelo OBZ – Orçamento Base Zero capacitando o participante na elaboração de um projeto de implementação dentro de sua organização.

A quem se destina:

O Treinamento OBZ – Orçamento Base Zero destina-se aos profissionais das financeira, contábil, controladoria, gerentes e coordenadores de demais departamentos de uma empresa que queiram se familiar e entender o conceito e como implantar este modelo de gestão em uma empresa.

Metodologia:

O curso é totalmente interativo, composto de uma mistura de teoria, discussões em grupo, apresentação de slides, exercícios baseados em Excel.

 

Benefícios espertados:

  • Após o treinamento, você estará capacitado a:

  • Entender as principais diferenças entre o OBZ e um orçamento tradicional;

  • Compreender as etapas e metodologia para a implementação do OBZ na empresa;

  • Entender as barreiras a ser enfrentadas neste processa;

  • Conhecer os principais formulários para auxiliar na elaboração;

  • Implantar um OBZ.

 

Programa completo:

 

Módulo I – Orçamento: Conceitos, Objetivos e Tipos

  • O que é Orçamento e sua interação na Criação de Valor

  • Vinculando a Estratégia ao Orçamento

  • Adaptando o sistema de Informações Orçamentárias

  • Responsabilidade pela Condução do Processo Orçamentário

  • Sistemas de Informações Orçamentárias

  • Tipos de Orçamento

  • Modelo Ortodoxo

  • Budget e Forecast

  • OBZ

  • Orçamento por Atividades

  • Gerenciamento Matricial

 

Módulo II – Da estratégia ao Orçamento Base Zero

  • Análise ambiental e criação de cenários

  • Definição dos objetivos estratégicos

  • Definição das premissas orçamentárias

  • Iniciando o Modelo do OBZ -Orçamento Base Zero

  • Problemas de Implantação e Benefícios do Orçamento Base Zero

 

Módulo III – Orçamento Base Zero

  • Fundamentos

  • Estruturação do Modelo

  • Estruturação dos Procedimentos de Análise

  • Estruturação do Modelo de Informação

  • Estruturação do Modelo de Priorização

  • Definição do Modelo do Controle Orçamentário

 

Módulo IV – Implantação do OBZ

  • A Controladoria como líder do projeto

  • Treinamento dos Gestores

  • Revisão dos processos e atividades

  • Preparando os “Pacotes de Decisão”

  • A estrutura do “Pacote de Decisão”

  • A dinâmica para um processo de priorização eficiente

  • Regras para formação de um comitê de OBZ

  • Como inserir o OBZ no Sistema de Informação de Planejamento Orçamentário

  • Processo de análise e aprovação no Sistema OBZ

  • Administração do Processo de Orçamento Base Zero

 

Uma planilha detalhada será distribuída aos participantes para análise de cada área, órgão, produto ou ponto identificável da organização, a ser objeto de otimização de receitas, redução de custos ou aplicação de conceitos do Orçamento Base Zero.

Carga horária: 16h aula

Local: São Paulo - SP

Av. Paulista, 2073 Horsa II 17.o andar - Conjunto Nacional

Investimento, prazo e procedimentos para inscrições:

Valor do investimento: R$1.890,00 em até 6 parcelas

Desconto progressivo para:

  • 1 inscrição  = 10%

  • 2 inscrições = 15%

  • 3 inscrições = 20%

 

O valor da inscrição inclui:

  • Apostila impressa e planilhas em CD;

  • Coffee-break;

  • Certificado Valini Consulting & Training.

  • Confira as facilidades de pagamento de nossos eventos. Boleto, Cartão de Crédito em até 06 x sem juros, ou Deposito em Conta.

  • Caso prefira, solicite uma proposta em In-Company com os benefícios de adequação do treinamento a realidade de sua empresa!

Condições Gerais:

  •  As condições gerais abaixo têm o propósito de apontar os cuidados a serem adotados no ato da inscrição, e assim preservar as melhores relações comerciais, ao mesmo tempo em que expressamos nosso respeito por nossos Clientes.

  • O local de realização de nossos eventos são informados no site, na peça de divulgação e nesta ficha de inscrição.

  • Os eventos estão sujeitos a alteração de datas e dependem de um número mínimo de participantes para sua realização.

  • No ato da inscrição, os dados do responsável e dos inscritos devem ser informados com precisão para garantir nossa comunicação, assim como: nomes, endereços eletrônicos, telefones, nome da empresa, treinamentos selecionados, data de realização dos mesmos, etc.

  • Nos reservamos o direito de confirmar a realização dos eventos divulgados com 72 horas de antecedência, sendo que a não observância deste aspecto por parte da contratante nos exime de ressarcir qualquer despesa do participante (como deslocamento, hospedagem, alimentação, entre outras).

  • A confirmação dos eventos será sempre informada pela contratante, por escrito via e-mail e indicando local, horários e outros detalhes julgados necessários.

  • O prazo para cancelamento da inscrição será de, no mínimo, 5 dias úteis de antecedência da data de realização do evento. Isso visa garantir o remanejamento de datas para os outros inscritos, caso necessário.

  • Em caso de cancelamento da inscrição num prazo inferior a 5 dias úteis, compromete-se a contratante a realizar o pagamento e ficar com o crédito para futuros eventos realizados pela contratada, sendo que o uso do crédito deverá ocorrer em até 180 dias seguintes.

  • Substituições de participantes deverão ser realizadas com até 24 horas de antecedência do evento.

  • Inscrições feitas por pessoas físicas, serão aceitas mediante o pagamento de 50% do valor do evento, com antecedência mínima de 48 horas (dois dias) da data de realização do mesmo. O interessado deverá enviar cópia do comprovante bancário de pagamento relativo ao valor da inscrição (via fax ou e-mail), confirmando assim a participação do inscrito no evento. O restante do valor deverá ser pago em até 5 (cinco) dias após a data de realização do treinamento.

  • O não comparecimento do(s) participante(s) sem prévio aviso manterá a obrigação por parte da contratante em saldar o valor da inscrição, ficando esta com o crédito no valor correspondente, para utilização em eventos realizados pela contratada até os 180 dias seguintes.

  • A contratada não se responsabiliza pela reserva e pagamento das despesas de viagem e hospedagem dos participantes.


Outras informações:


Valini Consulting & Training

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comercial@valini.com.br

cursos@proinvesttd.com.br

Telefone (11) 3373-7501

Telefone: (16) 3285-2130 / 98238-0110

Telefone: (16) 3373-7476 / 97406-9205    

 

Importante: – Cada participante deverá trazer seu próprio notebook!


Matriz - São Paulo  - SP

Av. Paulista, 2073 - Horsa II - 17° andar - Cj. 1702  São Paulo - SP

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