Modelagem Financeira com Excel

Objetivos Gerais:

O treinamento proporcionará ao participante um completo entendimento de como se construir uma modelagem financeira para tomada de decisão do início ao fim. Os modelos desenvolvidos contemplarão, receitas, custos operacionais, custos de manutenção despesas fixas e variáveis, investimentos, depreciação, despesas de financiamentos e tributação, custo de capital, empréstimos dentre outras variáveis. Como resultado teremos um modelo integrado de projeções financeiras de uma empresa industrial. O modelo desenvolvido será totalmente dinâmico com a possibilidade de criarmos vários cenários e ajustarmos prazos para eventos específicos;
Durante o treinamento, os participantes também terão uma visão sobre como criar os relatórios de análise para os usuários finais, bem como, interpretar os resultados através de analises de sensibilidade, além de executar teste para redução de incidência de erros de modelagem;
O treinamento utilizará, abordagens e conceitos experimentados, de autores nacionais e internacionais;
Através das técnicas abordadas produziremos modelos que são flexíveis, robustos, transparentes de fácil manuseio para os usuários finais.


Objetivos Específicos:

O treinamento proporcionará ao participante um completo entendimento de como se construir uma modelagem financeira para tomada de decisão do início ao fim. Os modelos desenvolvidos contemplarão, receitas, custos operacionais, custos de manutenção despesas fixas e variáveis, investimentos, depreciação, despesas de financiamentos e tributação, custo de capital, empréstimos dentre outras variáveis. Como resultado teremos um modelo integrado de projeções financeiras de uma empresa industrial. O modelo desenvolvido será totalmente dinâmico com a possibilidade de criarmos vários cenários e ajustarmos prazos para eventos específicos.


A quem se destina:

Executivos de instituições financeiras, executivos de empresas que atuem nas áreas de finanças corporativas, investimento e controladoria, consultores que queiram aperfeiçoar-se nos temas de avaliação de empresa e fusões e aquisições, além de presidentes, diretores e executivos que estejam participando de processos de compra ou venda de empresa e necessitam, aprofundar-se nesta metodologia.


Metodologia:

O curso é totalmente interativo, composto de uma mistura de teoria, discussões em grupo, apresentação de slides, exercícios baseados em Excel.
Aos participantes serão fornecidos a apostila do treinamento, um guia cobrindo fórmulas chave do Excel, instruções para exercícios de modelagem e arquivos de solução de exercícios. Estes serão utilizados durante o curso e servirão material de referência aos participantes.


Programa completo:

Parte 1: Noções básicas de Modelagem

  • O que fazem os modelos financeiros e os riscos associados à modelagem financeira.

  • As diferentes abordagens para construção de modelos e os benefícios que elas trazem no resultado final.

Parte 2: Estrutura

  • Design do modelo.

  • O processo geral de desenvolvimento de um modelo e os itens necessários para o desenvolvimento do mesmo.

  • Layouts, estrutura e fluxos de um modelo financeiro adequado.

  • Adotando uma abordagem de modelo para assegurar a coerência entre planilhas modelo.

  • Usando ‘contas de controle “, como alicerce essencial para os cálculos de um modelo.

Parte 3: Componentes Relacionados ao Tempo

  • Definir a temporização do modelo a fim de permitir a flexibilização de eventos e períodos específicos.

  • Definir referencias percentuais, para eventos que possam ocorrer no meio de períodos previamente definidos

  • Sobrepondo previsões calculadas com dados reais ou informações de previsão.

Parte 4: Entradas

  • Pressupostos, sensibilidades e cenários a definir.

  • Layouts alternativos para entradas e cenários do modelo.

  • Usando nomes de intervalo e validação de dados para aumentar a robustez do modelo e melhorar a interface com o usuário.

  • Criando uma e duas tabelas de dados variáveis para avaliar o impacto potencial de várias hipóteses relativa às medidas chave do modelo.

 Parte 5: Cálculos

  • Imobilização e Depreciação:

    • As diferentes formas de dispêndio de capital relacionadas às diferentes classes de ativos.;

    • Metodologias de depreciação incluindo o método padrão utilizado no Brasil.

  • Modelagem das operações:

    • Geração de previsões de receitas, custos operacionais e de manutenção e capital de giro;

    • Usando fatores de indexação baseadas em diferentes hipóteses de temporização do fluxo de caixa para converter fluxos de caixa reais em nominais.

  • Dívida e financiamento de capital:

    • Modelagem de diferentes abordagens para atender as necessidades de financiamento do modelo;

    • Os custos relacionados com o financiamento da dívida, tais como juros, comissões, despesas e taxas;

    • Diferentes métodos de reembolso de dívida, incluindo anuidade, linear, pontual dentre outros;

    • Alternativas de busca para suprimento de capital, como aporte de capital, debentures, empréstimos-ponte dentre outros;

    • Fatores limitantes à distribuição de dividendos, tais como restrições de contabilidade e travamentos impostas pelos credores.

  • Tributação:

    • Diferentes abordagens para a modelagem de imposto sobre as empresas, considerando impostos estaduais, federais e municiais, considerando possíveis ajustes de lucros e perdas dentre outros;

    • Outros impostos e taxas retidos ou não na fonte.

Parte 6: Saídas 

  • Demonstrações financeiras integradas:

  • A importância das demonstrações financeiras integradas e como configurá-las;

  • Balanço Patrimonial Projetado;

  • Demonstração de Resultado de Exercício Projetado;

  • Fluxo de Caixa Projetado pelo modelo direto e indireto;

  • Calculando a TIR e VPL do fluxo de caixa;

  • Utilizando matrizes para análise de resultados;

  • Outras medidas essenciais de saída, tais como indicadores financeiros, industriais, comerciais, rentabilidade, endividamento, liquidez, e outros KPI’s importantes ao modelo;

  • Criação de gráficos personalizados.

 

Parte 7: Implementação e Utilização

  • Usando o modelo:

    • Criando dashboards, hiperlinks e páginas de conteúdo para facilitar o uso e navegação em torno do modelo;

    • Interpretação das saídas do modelo e acompanhamento das medidas fundamentais, tais como KPIs;

    • Executar testes de estresse em um modelo baseado em sensibilidades e cenários previamente definidos.

    • Revisão do modelo e testes:

    • Utilização de uma folha de controle para detectar e identificar automaticamente potenciais erros de modelagem rapidamente;

    • Erros de modelagem comuns, incluindo dicas sobre como identificá-los.

 Parte 8: Outros

  • Lidar com células circulares:

    • Por referências circulares são ruins;

    • Referências circulares típicas em modelos financeiros;

    • Métodos para contornar as células circulares, incluindo a implementação de macros ‘copiar e colar’;

    • Proteção de pasta de trabalho, impressão, controle de versão e gerenciamento de projetos.

 

Carga horária: 24h aula

Local: Hotel IBIS Ribeirão Preto

Avenida Braz Olaia Acosta, 691 – ao lado do Ribeirão Shopping.

Ribeirão Preto – SP

Investimento, prazo e procedimentos para inscrições

Valor do investimento: R$ 2.490,00

Desconto progressivo para:


1 inscrição  = 10%

2 inscrições = 15%

3 inscrições = 20%

 

O valor da inscrição inclui:

  • Apostila impressa e planilhas em CD;

  • Coffee-break;

  • Certificado Valini & Associados.

  • Confira as facilidades de pagamento de nossos eventos. Boleto, Cartão de Crédito em até 06 x sem juros, ou Deposito em Conta.

Caso prefira, solicite uma proposta em In-Company com os benefícios de adequação do treinamento a realidade de sua empresa!

Condições Gerais:

  •  As condições gerais abaixo têm o propósito de apontar os cuidados a serem adotados no ato da inscrição, e assim preservar as melhores relações comerciais, ao mesmo tempo em que expressamos nosso respeito por nossos Clientes.

  • O local de realização de nossos eventos são informados no site, na peça de divulgação e nesta ficha de inscrição.

  • Os eventos estão sujeitos a alteração de datas e dependem de um número mínimo de participantes para sua realização.

  • No ato da inscrição, os dados do responsável e dos inscritos devem ser informados com precisão para garantir nossa comunicação, assim como: nomes, endereços eletrônicos, telefones, nome da empresa, treinamentos selecionados, data de realização dos mesmos, etc.

  • Nos reservamos o direito de confirmar a realização dos eventos divulgados com 72 horas de antecedência, sendo que a não observância deste aspecto por parte da contratante nos exime de ressarcir qualquer despesa do participante (como deslocamento, hospedagem, alimentação, entre outras).

  • A confirmação dos eventos será sempre informada pela contratante, por escrito via e-mail e indicando local, horários e outros detalhes julgados necessários.

  • O prazo para cancelamento da inscrição será de, no mínimo, 5 dias úteis de antecedência da data de realização do evento. Isso visa garantir o remanejamento de datas para os outros inscritos, caso necessário.

  • Em caso de cancelamento da inscrição num prazo inferior a 5 dias úteis, compromete-se a contratante a realizar o pagamento e ficar com o crédito para futuros eventos realizados pela contratada, sendo que o uso do crédito deverá ocorrer em até 180 dias seguintes.

  • Substituições de participantes deverão ser realizadas com até 24 horas de antecedência do evento.

  • Inscrições feitas por pessoas físicas, serão aceitas mediante o pagamento de 50% do valor do evento, com antecedência mínima de 48 horas (dois dias) da data de realização do mesmo. O interessado deverá enviar cópia do comprovante bancário de pagamento relativo ao valor da inscrição (via fax ou e-mail), confirmando assim a participação do inscrito no evento. O restante do valor deverá ser pago em até 5 (cinco) dias após a data de realização do treinamento.

  • O não comparecimento do(s) participante(s) sem prévio aviso manterá a obrigação por parte da contratante em saldar o valor da inscrição, ficando esta com o crédito no valor correspondente, para utilização em eventos realizados pela contratada até os 180 dias seguintes.

  • A contratada não se responsabiliza pela reserva e pagamento das despesas de viagem e hospedagem dos participantes.


Outras informações:


Valini Consulting & Training

Rua Alice A. Saadi, 855 - Office 511- Ribeirão Preto-SP 

Telefone: (16) 3285-2130

comercial@valini.com.br

Whatsapp (16)982380110

 

Importante: – Cada participante deverá trazer seu próprio notebook!


 

Matriz - São Paulo  - SP

Av. Paulista, 2073 - Horsa II - 17° andar - Cj. 1702  São Paulo - SP

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