A competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, buscando obter a aceitação dos seus produtos e/ou serviços e alcançar, não apenas a permanência no mercado que atuam, mas também outros objetivos desejados.
Alguns dos aspectos que impactam fortemente a obtenção desses objetivos são aqueles que dizem respeito à análise dos custos e suas influências nas decisões que impactam a formação do preço de venda.
Estas decisões que objetivam a definição do preço de venda envolvem aspectos muitas vezes analisados de forma empírica, baseadas em dados e informações históricas ou subjetivas, apenas com alguma base científica.
Este tipo de análise e decisão não mais atende às necessidades que a competitividade trouxe, principalmente em períodos recessivos e de crise, quando a demanda cai de forma relevante, passando a dominar o ambiente a chamada “briga de preços”. Este fato permite, por exemplo, a existência de duas empresas com a mesma estrutura física e de recursos financeiros, praticando preços muito diferentes.
Percebe-se então que o preço de venda não pode mais ser objeto de decisões empíricas, mas, sobretudo, objeto de estudo, o que torna necessário conhecer todos os elementos que o compõem, sejam internos ou externos.
Para conhecer esses elementos que compõem o preço de venda, são necessários procedimentos organizacionais que informem sobre a estrutura patrimonial, assim como os relacionamentos sistêmicos que as empresas estabelecem com o ambiente ao qual estão inseridas, pois, qualquer decisão sobre preço de venda poderá provocar alterações em todas as áreas das empresas e, consequentemente, neste relacionamento.
Um dos quatro principais elementos do mix de marketing é o preço. O preço é uma importante questão estratégica, pois está relacionado ao posicionamento do produto. Para sua definição é necessário conhecer bem os outros elementos do marketing mix, como outras características do produto, as decisões de canais de distribuição e promoção para que consigamos posicioná-lo de forma adequada e assim tenha sucesso em seu mercado.
Em nosso portfólio oferecemos os seguintes projetos de consultoria de Princing:
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Análise do posicionamento estratégico da empresa;
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Análise do posicionamento estratégico dos canais de distribuição;
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Análise do posicionamento estratégico dos produtos;
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Estudos de alocação de custos;
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Formação de preços e análise da rentabilidade de produtos e serviços;
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Gestão estratégica de custos;
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Implantação de sistemas de custeio;
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Implantação de sistemas de custos gerenciais (ABC, integral, absorção, RKW);
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Modelos de decisão de preço.
Caso sua empresa esteja com dificuldades de entender seu processo de formação de preços, estratégia de custos, posicionamento de preços no mercado, entre em contato conosco!