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Principais vantagens das metodologias ágeis e Scrum

Atualizado: 2 de nov.



 

Metologia ageis

As metodologias ágeis, sobretudo a Scrum, têm ganhado no ambiente corporativo por trazerem muito mais rapidez e produtividade nos projetos, tudo isso sem comprometer a qualidade do produto - pelo contrário, agregando ainda mais valor nas suas entregas.

Continue o post para saber mais sobre essas metodologias!

Principais vantagens das metodologias ágeis e Scrum


O que são as metodologias ágeis e Scrum


As metodologias ágeis estão ligadas diretamente ao universo da tecnologia, isso porque surgiram durante a criação de softwares. Os desenvolvedores criaram métodos para que o processo pudesse ser o mais produtivo possível. Eles estavam focados na gestão de projetos e acabaram ganhando o mundo, chegando ao ambiente corporativo.

Exemplos dessas metodologias são:

• Scrum;

• Kanban;

• Lean;

• Feature Driven Development (FDD);

• Extreme Programming (XP).

A Scrum, foco do nosso post, pode ser usada junto a outras metodologias e serve para diversos projetos, não apenas os ligados a softwares. É uma das metodologias mais usadas hoje e é baseada em reuniões que são feitas durante a realização de um projeto.

Primeiro são listadas todas as atividades ligadas ao projeto e cada uma delas será um sprint. Na fase sprint backlog, cada atividade - ou funcionalidade - é passada para uma equipe que completa a tarefa em cerca de quatro semanas.

Na conclusão de cada uma é feita uma reunião na qual é discutido o material entregue. Assim são feitas reuniões até a finalização do projeto. Além disso, alguns personagens são muito importantes, como o Scrum Master (que lidera), por exemplo.


Quais as vantagens de adotar esse método na sua empresa? ágeis e Scrum



Agilidade


Não podemos esquecer de mencionar a vantagem que mais chama a atenção de gestores: agilidade. A entrega dos projetos é muito mais rápida, sem perder a sua eficiência. Tanto gestores quanto equipe e cliente ficam satisfeitos por conta dessa rapidez na entrega.


Acompanhamento do cliente


A divisão em equipes e fases durante o processo colabora para que diversas entrega sejam feitas, de acordo com cada passo concluído. Isso possibilita um acompanhamento por parte do cliente, que pode ajudar a aperfeiçoar o projeto com base em suas necessidades.


Facilidade na previsão do cronograma


Com o desenho de todas as fases e detalhes em torno dos projetos, é possível elaborar um cronograma de cada fase, colaborando também para uma melhor projeção dos custos. Assim, a empresa consegue se organizar melhor a cada comprometimento com seu cliente, estipulando custos e datas.


Maior qualidade na entrega


O acompanhamento dos clientes é parte do processo, já que nessas metodologias as etapas são criadas permitindo que os clientes estejam à par de tudo. Dessa forma, a entrega tem muito mais qualidade, já que o cliente, desde o início, esteve presente.


Produto de acordo com o desejo do cliente


O acompanhamento do cliente também permite entrega de feedback em tempo real, colaborando para que o produto seja customizado. Então, a entrega para o cliente já abraça a qualidade fornecida pela sua empresa e as interferências do cliente, produzindo de acordo com o que ele deseja.

As metodologias ágeis e Scrum trazem muita vantagem para a sua empresa, basta saber suas aplicações e, é claro, treinar a sua equipe para esse formato de trabalho.

Se precisar de ajuda para organizar a sua empresa, conte com a nossa consultoria!



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