• Luis Valini

O Caixa é o Rei

Atualizado: Abr 13




A disponibilidade de caixa é a força vital de qualquer organização. Considerando que haja um gerenciamento adequado, eficiente e eficaz das operações econômicas e financeiras de uma empresa, ela poderá crescer e prosperar, e, de qualquer outra forma poderá perecer. A falta de caixa para uma empresa é como a ausência de água para qualquer ser vivo, a ausência de dinheiro para os negócios significa a morte lenta, torturante e fisicamente dolorosa como para qualquer indivíduo.



Muitos proprietários de empresas, diretores, gerentes, acionistas e demais Stakeholders, acabam se empolgando com indicadores relacionados às vendas e receitas, lucros declarados, lucro por ação, margens de vendas, indicadores de reduções de custo, indicadores de perspectiva de crescimento da empresa dentre outros. Embora todos estes indicadores sejam de extrema importância, uma empresa sem uma boa gestão de caixa e capital de giro pode comprometer todo o seu futuro.


O lucro é uma medida periódica, calculada mensalmente, trimestralmente e anualmente. Gerenciar o caixa tem que ser uma preocupação diária.


O lucro de uma empresa pode ser calculado e interpretado das mais diversas formas, partindo do lucro contábil até o lucro definido gerencialmente por um determinado profissional, por achar que é a melhor forma de se calcular. Já quando falamos de “Caixa”, estamos falando de dinheiro que é algo mensurável, tangível e absoluto.


Ter caixa suficiente para gerenciar adequadamente as empresas, permite aos gestores se concentrar em aspectos mais agradáveis no processo de gestão de empresas como, crescimento e desenvolvimento, conquista de novos clientes, lançamento de novos produtos, novos processos, modernização, conquista de novos mercados e assim por diante.


Não ter caixa suficiente obriga a empresa a se concentrar em obter mais dinheiro, muitas vezes de forma inadequada e não planejada, pagando altos custos financeiros e comprometendo todo o seu desenvolvimento futuro. A boa administração de caixa é um elemento indispensável para o sucesso e a continuidade do seu negócio. Apesar das empresas serem diferentes, quando se fala de gerenciamento de caixa as preocupações são as mesmas para todos os negócios. Uma organização sem caixa suficiente para ser gerida é uma empresa onde o clima organizacional é geralmente tenso e negativo. Você acaba se preocupando muito mais como vai pagar as contas do que com estratégias de crescimento e prosperidade.


No nível pessoal, embora o dinheiro não possa comprar felicidade, ele pode aliviar muita angústia. Para os negócios, entender o dinheiro, gerenciá-lo e controlá-lo é essencial para o sucesso a longo prazo.


Algumas questões:

  • Você conhece o quanto do seu lucro vai para seu caixa? ( ) sim ( ) não

  • Você conhece os principais fatores que afetam positivamente ou negativamente seu caixa? ( ) sim ( ) não

  • As suas informações econômicas e financeiras são confiáveis e integras? ( ) sim ( ) não

  • Elas estão interligadas ao ponto de analisar se o lucro gerado está entrando em seu caixa ( ) sim ( ) não

  • Você faz investimentos em ativos de longo prazo com recursos de capital de giro? ( ) sim ( ) não

  • Seu estoque está correto? ( )sim ( )não

  • Sua política de vendas está adequada ao seu negócio? ( )sim ( )não

  • Seus prazos de compras estão coerentes com o seu tipo de empresa? ( )sim ( )não

  • Suas despesas estão sob controle? ( )sim ( )não

  • Você acompanha e controla o nível de crédito e inadimplência de seus clientes? ( ) sim ( )não

  • .......

Poderia estar listando uma série de outras perguntas que de alguma forma interferem diretamente na gestão de caixa da empresa, mas se ao responder as questões acima, as respostas forem mais negativas do que positivas, provavelmente ou você não está em um bom momento em sua empresa ou, se estiver existe uma grande possibilidade de caminhar para ter problemas financeiros. Você com certeza está precisando de ajuda!


Luis Valini

Luis@valini.com.br



87 visualizações

Matriz - São Paulo  - SP

Rua George Ohm, 206 - Torre B - 10º andar - Conj. 101 B, Cidade Monções - São Paulo - CEP: 04576-020

comercial@valini.com.br | (11) 2450-7488

Whatsapp comercial (11) 93011-1501

Filial - Ribeirão Preto - SP

Filial: Rua José Bianchi, 555, conj. 2104 - Ribeirão Preto – SP comercial@valini.com.br  (16) 4141-3091

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

© 2020 - Valini Consulting