Outsourcing - Contábil

Atualmente, gerir as áreas contábil, fiscal e trabalhista é uma das atividades mais complexas nas empresas. Nesse contexto, o excesso de burocracia, as várias mudanças na legislação, falta de processos e sistemas adequados e, a necessidade de se ter profissionais especializados, são algumas das razões apontadas para justificar a terceirização dessas áreas, o que tem sido a escolha de um número cada vez maior de empresas.

 

Principalmente nas pequenas e médias empresas, as tarefas acessórias e as rotinas administrativas, contábeis e fiscais, acabam tomando grande parte do tempo dos empresários e principais gestores, fazendo com que deixem de lado as atividades que criam valor para seu negócio, para cuidar destas áreas. 

 

Pensando em todas estas variáveis, o outsourcing, (BPO Business Process Outsorcing) tem se tornado uma opção segura para as empresas de diversos setores e tamanhos, isso porque,  ao contratar este tipo de serviço, o empresário poderá contar com uma equipe de profissionais altamente atualizados nas legislações contábil, fiscal, trabalhista e de gestão, preparada para dar o suporte necessário à todas as atividades relacionadas à estas áreas, responsabilizando-se pelo monitoramento das tarefas, fechamentos contábil fiscal e trabalhista até a entrega e validação de todas as obrigações federais, estaduais e municipais.

 

Este trabalho poderá ser executado com nossos funcionários alocados em sua organização, ou através da coleta de documentos com ou sem integração de sistemas e processamento em nosso centro de gestão.

 

A Valini & Associados, oferece serviços Outsourcing de gestão nas áreas contábil, fiscal, trabalhista, custos e financeiro, podendo oferecer uma combinação de serviços que mais se adeque à sua empresa.

Legalização

  • Elaboração de Contratos Sociais de acordo com o NOVO CÓDIGO CIVIL;

  • Análise para melhor enquadramento de sua empresa;

  • Abertura e Regularização de Empresas: Comércios, Indústrias, Prestadoras de Serviços, Autônomos, Individual, Microempresas, Empresas de Pequeno, Médio e Grande Porte, Cooperativas, ONGs e OSCIPs;

  • Alteração de Empresas: Razão Social, Objetivo Social, Sócios, Aporte de Capital, entre outros;

  • Encerramento de Empresas: baixa de registro junto aos órgãos governamentais (Federal, Estadual e Municipal), e reguladores (JUCESP, - - Secretarias da Fazenda, CRM, CRO, CREA, entre outros.);

  • Obtenção de Alvará de Funcionamento e licenças junto a Prefeitura;

  • Registro de Capital Estrangeiro (BACEN);

  • Registro de Importador/Exportador (RADAR);

  • Registros em Órgãos de classe: CORCESP, CRF, CRM, etc.

  • Registro de Marcas e Patentes;

  • Registro junto a Vigilância Sanitária Estadual, ANVISA, IBAMA e CETESB;

  • Registro de SICAF e o seu acompanhamento com as renovações periódicas;

  • Licença de CADAN;

  • Termo de Consulta e Auto de Licença de Funcionamento Municipal;

  • CNES ­ Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.;

  • Atendimento ao MEI – Microempreendedor Individual.

Fiscal

  • Departamento fiscal está capacitado para prestar informações em relação a toda rotina de emissão de notas fiscais e seus reflexos nos cálculos de todos os tributos: ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e Simples Nacional, sempre com base na legislação em vigor. 

  • Assistência Fiscal

  • O departamento fiscal presta os seguintes serviços: 

  • Orientação e assessoria no preenchimento de todos os tipos de notas fiscais;

  • Elaboração das Guias de ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e SIMPLES Nacional;

  • Escrituração dos Livros Registros de Entrada, Saída, Inventário, Apuração do ICMS,

  • Apuração do IPI, Prestação de Serviços, sempre observando às mudanças na legislação e seus respectivos prazos;

  • Controle de crédito de ICMS sobre Ativo Imobilizado; 

  • Elaboração e entrega das seguintes obrigações: GIA, DS, DES, DISS, GISS, DAME e DIF - Papel Imune; 

  • Orientação sobre o limite do Simples Nacional e suas respectivas particularidades;

  • Pedido de parcelamento de ISS e ICMS;

  • Atendimento à Fiscalização Estadual (ICMS) e Municipal (ISS);

  • Pedido de AIDF Eletrônica - Autorização de Impressão de Documento Fiscal;

  • Cadastro de ECFs e suas devidas alterações, junto ao Posto Fiscal Eletrônico;

  • Diagnóstico Fiscal;

  • Auditoria fiscal.

Recursos Humanos

A nossa equipe de Gestão de Pessoal está capacitada para prestar todo e qualquer serviço relativo a administração de pessoal para sua empresa. Desde o recrutamento e seleção de profissionais, até a admissão de colaboradores, passando por toda a rotina da folha de pagamento, encargos sociais, obrigações trabalhistas e previdenciárias, até a rescisão de contrato de trabalho. 

Assistência Trabalhista e Previdenciária

  • Procedimentos Admissionais 

    • Registro de funcionários em Livros e/ou Fichas de Registro; •  

    • Elaboração de contrato de trabalho; 

    • Elaboração de acordo para prorrogação e compensação de horas; 

    • Elaboração termo de opção do vale transporte; 

    • Elaboração de ficha de salário família e termo de responsabilidade de salário família; 

    • Elaboração de recibo de entrega e devolução de CTPS; 

    • Elaboração de contratos de aprendizagem; 

    • Elaboração de Quadro de horário de funcionários; 

    • Atualização de carteiras de trabalho. 

Regularização de Cadastros junto à Caixa Econômica Federal 

  • Cadastro de funcionários junto aos PIS (Programa de Integração Social); 

  • Preenchimentos e elaboração de Formulários de retificação de dados: RDE (Retificação de dados do Empregador), RDT (Retificação de dados do trabalhador), PTC (Pedido de Transferência de Contas), RDF (Retificação com devolução do FGTS). 

Processamentos mensais informatizados 

  • Elaboração da folha de pagamento de empregados, pró-labore e autônomos, relação de líquidos e bancária; 

  • Elaboração de Recibo de Pagamento à Autônomo - R.P.A.; 

  • Elaboração de guias da previdência social - G.P.S.; 

  • Elaboração de guias de IRRF sobre assalariado, pró-labore e autônomos; 

  • Elaboração de guias de FGTS - SEFIP e transmissão dos dados via conectividade social; 

  • Elaboração de contribuição sindical empregados; 

  • Elaboração de contribuição assistencial patronal e empregados; 

  • Elaboração de folha de pagamento referente 13º salário - 1ª e 2ª parcelas; 

  • Elaboração de recibos de férias individuais e coletivas; 

  • Cálculo de impostos e contribuições em atraso; 

  • Elaboração e entrega de recibos de pagamento de salários e pró-labore; 

  • Elaboração de ficha de salário maternidade; 

  • Preenchimento e elaboração de documentos para Previdência: Comunicado de Acidente no Trabalho – CAT, Requerimento de benefício por incapacidade, entre outros. 

  • Procedimentos Demissionais 

  • Elaboração de Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; 

  • Elaboração de Aviso Prévio Indenizado e/ou trabalhado; 

  • Elaboração da GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS) via conectividade social; 

  • Preenchimento de formulários de seguro desemprego; 

  • Cadastro da Movimentação de trabalhadores junto ao FGTS, via conectividade social; 

  • Emissão dos extratos do F.G.T.S. via conectividade social; Orientação quanto ao exame médico demissional e elaboração do P.P.P. 

Representação junto a Sindicatos e Ministério do Trabalho 

  • Protocolo de Acordo de compensação de horas de trabalho junto ao sindicato e DRT (Delegacia Regional do Trabalho); 

  • Orientação e acompanhamento quanto à elaboração de acordo da Lei 10.101 (Participação nos Lucros) junto a sindicatos; 

  • Homologação de Rescisões Contratuais junto a Sindicatos e Ministérios do Trabalho; 

  • Atendimento e acompanhamento da Fiscalização do Trabalho e Previdência Social; 

  • Cálculo de reajustes salariais através de Convenções Coletivas de Trabalho de Entidades Sindicais; 

  • Protocolo de pedido de Férias Coletivas junto ao Ministério do Trabalho e Sindicato. 

 

Elaboração e entrega de obrigações Anuais e Acessórias junto à Receita Federal do Brasil 

  • DIRF - Declaração de Imposto de Renda na Fonte; 

  • Elaboração de informe de rendimentos de empregados assalariados, autônomos e pró-labore. 

  • Elaboração e entrega de Obrigações Mensais e Anuais Junto ao Ministério do Trabalho e Emprego 

  • Cadastro de admitidos e demitidos – CAGED; 

  • Elaboração e confecção da RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais). 

  • Orientações sobre a Legislação Vigente 

  • Orientação quanto à legislação trabalhista, previdenciária e do FGTS (Fundo de garantia por Tempo de Serviço); 

  • Orientação quanto aos procedimentos para aposentadoria.

Contabilidade

Nossa estrutura contábil está pronta a atender as necessidades legais da sua empresa. Através de nosso formato de trabalho, podemos auxiliá-lo a transformar a contabilidade de sua empresa em uma poderosa ferramenta, capaz de fornecer informações vitais ao sucesso do seu empreendimento. Abaixo temos os principais tópicos compostos por nossos serviços:

 

  • Escrituração, análise e conciliação de toda a movimentação contábil com uso de ferramentas/relatórios, otimizadas através da importação de arquivos gerados internamente em nossos clientes, tratamento esse dado para todos os clientes independente de regime tributário;

  • Levantamento e apuração das receitas auferidas pelos clientes que trabalham com o reconhecimento da receita pelo regime de Caixa, através da confrontação de contratos, recibos e movimentação bancária;

  • Registro contábil de subcontas conforme exigências das normas contábeis (Lei 12.973/2014);

  • Elaboração dos questionários referente a pesquisa anual do IBGE referente a indústria, comércio e prestação de serviços, com informações econômicas, financeiras e de produtos.

  • Elaboração das prestações de contas mensais das entidades que recebem subvenções municipais.

  • Prestações de contas anuais para as entidades com utilidades públicas municipal, estadual, federal e também para as entidades, que possuem isenção do recolhimento da quota patronal do INSS;

  • Elaboração dos Balancetes periódicos, obedecendo o regime tributário e necessidades do cliente;

  • Elaboração Anual/Trimestral do Balanço e DRE de todos os clientes, estruturados conforme normas contábeis/fiscais, de forma a atender o layout de todas as obrigações acessórias já inclusas dentro do ambiente SPED (ECD/ECF), também de obrigação do departamento contábil;

  • Elaboração de relatórios adicionais e inclusão dos mesmos em obrigações acessórias como o SPED CONTÁBIL (ECD), mesmo que facultativos pelo fisco, tais como: DFC (Demonstração de fluxo de caixa), DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), Ata de reunião de sócios realizada para aprovação de balanço, Notas Explicativas e Carta de Responsabilidade Técnica;

  • Apuração e cálculo do IRPJ/CSLL para as empresas tributadas pelo Lucro Real Anual (com estimativa mensal) ou trimestral e elaboração do e-LALUR;

  • Elaboração e liberação dos Informes de Rendimentos das pessoas físicas/jurídicas que compõem o quadro societário das Pessoas Jurídicas, bem como de clientes enquadrados como "Autônomos";

  • Elaboração de Livro Caixa/Carnê Leão para clientes que desejam recolher/controlar mensalmente seus rendimentos e despesas para antecipação e recolhimento do I.R.P.F, conforme legislação vigente;

  • Emissão de DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) com base em dados contábeis, evitando possíveis questionamentos por parte do fisco, e de forma a atender as exigências das Instituições financeiras, disponibilizando juntamente a esse todos os documentos contábeis comprobatórios, fundamentando as informações disponibilizadas na referida declaração;

  • Controle de obrigações acessórias pertinentes ao departamento contábil, tais como: SPED ECD e ECF;

  • Emissão e Controle de Livros Contábeis, tais como: Diário e Razão; atualmente dispensados para os contribuintes que tenham entregue os SPED (ECD), como as empresas do Simples Nacional.

Jurídico

Nosso departamento jurídico esta apto a atender sua empresa nas seguintes áreas:

  • Dissolução societária;

  • Defesas administrativas e impugnações de Auto de Infração (Federal, Estadual e Municipal) em Primeira Instância; Recursos: Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) e Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda em Segunda Instância; Consulta escrita e Denúncia Espontânea; Pedido de Regime Especial; 

  • Certidões de Regularidade Fiscal

  • Negativas, Positivas e Positivas com efeitos de Negativa, para pessoas físicas e jurídicas em todas as esferas. 

Acompanhamento de Fiscalizações

  • Assessoria e consultoria para acompanhamento à fiscalização na esfera Municipal, dando todo suporte necessário ao cliente. 

Administração de Passivo Tributário

  • Levantamento de débitos tributários junto ao Fisco Federal, Previdenciário, Estadual e Municipal, criando política de administração do passivo tributário e acompanhamento de alterações da legislação que possa beneficiar ao cliente, (anistias, redução de multas, parcelamentos especiais, etc.);

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